quinta-feira, maio 19, 2011

Crônica: Ninguém Vale a Tua Vida!



Não escrevo linhas para julgar ninguém, isso vai de encontro a meus princípios e valores, os quais não abro mão. Mas, o que se passava na cabeça dessa chinesa de 22 anos que tentou tirar a vida? O fato de você ser rejeitado, mesmo que seja pela pessoa que você julga amar, é motivo para tirar a própria vida?

Tenho que confessar que meu cérebro é incompetente para entender como uma pessoa pode querer se matar, ou melhor, se existe um motivo suficiente forte para tal. Admito que a cultura e tradição orientais são diferentes da nossa visão ocidental de encarar o mundo. O desespero pode levar uma pessoa a tomar atitudes imagináveis, nós sabemos, todos já passamos por momentos assim. Mas nada justifica recusar o maior presente que recebemos de Deus: a própia vida.

Quais eram as expectativas dela para com o noivo? Quais sonhos dela não foram destruídos? Aquela relação era o significado da vida dela? Era a primeira vez que era abnadonada? Sua família a apoiava? nenhuma amiga ou amigo ela tinha para lhe aconselhar a tomar uma decisão mais sensata? Por que ela tentou se matar justamente vestida de noiva? Ela sofria de depressão? São respostas que não sabemos, por isso mesmo não devemos censurá-la, condená-la ao fogo de nossos julgamentos apressados e humanos, por isso mesmo falhos.

Às vezes é difícil lidar com a rejeição, construímos um castelo de sonhos e, sem aviso, um simples não faz esse castelo cair por terra. Muitas pessoas são acostumadas a só ouvir o sim, esquecendo que muitos nãos são justos e razoáveis. Pessoas como essa chinesa que abrem mão da própria vida e passam a viver em função do outro, esquecem de si e priorizam a vida do companheiro. No entanto a recíproca não é verdadeira e um belo dia a pessoa descobre o quanto se iludiu o quanto endeusou um parceiro(a) que, certamente, não valia a pena. E o preço a se pagar é muito caro, muitos não suportam... Muita gente não sabe ouvir um não...

É importante que estejamos atentos à preservação da nossa dignidade, da nossa auto-estima. Primeiro eu preciso me amar, a partir daí poderei, sim, amar alguém. Quem não se ama, não se respeita, não se dignifica, não se valoriza, como pode querer que outrem faça isso por você?

Eu amo você? Sim, mas me amo o suficiente para não permitir que você me faça sofrer. Eu quero envelhecer a seu lado? Sim, mas quero ser feliz e não vou colocar essa responsabilidade de me fazer feliz nas tuas mãos, quero envelhecer amando e não envelhecer precocemente por falta de amor.


O suicídio é o mais terrível erro que alguém pode cometer nesta vida. Vida que nos foi presenteada por Deus, somente Ele pode tirá-la. O autocídio não resolve nada, pelo contrário, piora seus problemas. A vida continua do outro lado da vida. O espírito é imortal. A morte é apenas uma passagem para outro plano. E você terá que prestar contas com Deus...

Quantas pessoas se agarrando com todas as forças á vida, seja nos hospitais, seja nos transplantes, seja nas transfusões, nas ciriugias  e você pensado em tirar a própria vida? Deixa de ser imbecil, bate no peito e diz obrigado meu Deus, obrigado porque eu nasci, obrigado pela oportunidade.

Alguns acham que é covardia, outros acham que precisa coragem pra tirar a própria vida. Eu afirmo que é falta de amor, falta de crença em Deus, falta de crença em uma vida futura, crença tão evidente em cada um de nós, acima de tudo acho que é falta de amor próprio.

Ah! só pra registrar, a chinesinha foi salva por um rapaz que passava pelo local, graças ao vestido que "coincidentemente" engatou na janela... Evidentemente, coincidências não existem, foi dada mais uma oportunidade a ela que, de tão desesperada, se esqueceu do maior amor de todos, o amor de Deus.

Ame-se, tenha uma atitude digna. Ninguém vale a tua vida!


Um abraço de paz e luz.


Raimundo Freire.

2 comentários:

  1. Muito Verdadeiro, se não e feliz com a pessoa podemos, ser com outros ,ou outra mais não podemos, deixa que ninguém mais ninguém, mesmo estraga nossa felicidades, ate porque ninguém e de ninguém só porque ficamos sabendo que essa pessoa gosta da gente e ai você ela pode ser feliz com você será que você e com ela ou esta atrapalhando sua felicidades e da dela que conhecer pessoa nova ou ate mesmo o grande amor da sua vida que para me hoje em dia não existe ate porque hoje me dias os relaciomaneto e baseado no tesão que temos com nosso parceiro causo isso acaba e melhor cada um segue o seu caminho não fica atrapalhando essa pessoa de viver ate mesmo você.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas