Crônica: Não Olhe Pelo Retrovisor!




No mês de junho desse ano assistir a um belo filme, acompanhado de um bom vinho e um queijo coalho à milanesa com azeitonas e orégano, regado a azeite de oliva português. Neste filme ouvi uma frase muito interessante na qual a mãe dizia ao filho: "nunca olhe pelo retrovisor, o que passou, passou". Só então percebi a profundidade dessa afirmação! Quem fica focado no retrovisor, olhando para trás,  deixa de apreciar as belezas da estrada da vida que se descortina a sua frente! 

Incrível a inutilidade de nos prendermos emocionalmente ao passado, o que passou não volta mais, tudo o que aconteceu de bom ou de péssimo não pode ser mudado, nada que façamos mudará uma vírgula sequer do passado. É importante reconhecermos quando uma porta se fechou, quando uma etapa se completou. Não adianta desperdiçar tempo, energia e emoções com algo ou alguém que já se foi. Presos ao passado deixaremos de vivenciar novas e agradáveis etapas que a vida se nos oferece.

A vida é feita de fases, de etapas, de escolhas: casamentos acabam, namoros começam, as flores acabam murchando e caindo ao chão, a sede passa, a fome é saciada, o sono é satisfeito, o dia vai e a noite vem, até as montanhas nascem, crescem e morrem, porque com você seria diferente? Seus pais, seu filhos, seus amigos, seus colegas de serviço, todos estão diariamente encerrando ciclos, seguindo em frente, em busca de novos objetivos e ficaram tristes se perceberem que você está  parado, deixando de viver o presente, olhando parado feito um imbecil para o passado...

Mas Freire, era tão bom, eu não consigo esquecer aqueles bons momentos... Acorda p'ra vida sua pamonha minha amiga, o que passou, passou, não volta mais. Pára de ficar feito uma menina mimada que fica ressucitando o falecido, fantasiando com um amor impossível que não voltará, desperdiçando o presente, deixando de garantir o futuro com as boas ações do hoje. Repita comigo: Se você não quer, tem um melhor que você que vai querer.

Por isso é importante se livrar das coisas que te prendem ao passado, faça uma faxina, jogue o caderno velho e rabiscado de sua vida e compre um novo caderno, escreva uma nova história, faça um novo começo, exclua seu maldito orkut com aquelas fotos, frequentes lugares novos (para de ir nos mesmos lugares que vocês frequentavam), descubra restaurantes novos, aprecie uma refeição diferente (entendeu cabeção?). Por mais que pareça doloroso, é importante destruir recordações, desvincular-se do que passou, dê oportunidade do passado ir embora e ser feliz.

Se não fizeres assim você vai acabar sendo aquela amiga chata e deprimida que passa a madrugada no MSN torrando a paciência dos seus pobres amigos. DEIXA DE SER CHATA, LEVANTA A CABEÇA E SEJA FELIZ! você merece ser feliz, mas não jogue essa responsabilidade de ser feliz nos ombros de ninguém, você é o único responsável por sua felicidade.

Todo mundo tem o direito de ser feliz. É natural que se a pessoa não está feliz a seu lado, procure o caminho que lhe fará feliz, permita. Faça o mesmo, mude de casa, compre CD'S novos, deixe de ser quem você era e seja a pessoa que você é, ou que gostaria de ser. Livre-se do passado, não por orgulho, ou por arrogância, ou por ingratidão, livre-se do que não te faz feliz, simplesmente porque aquilo não se encaixa mais na sua vida, não dá mais liga, não tem mais espaço, não cabe mais.

Apenas uma coisa você não pode deixar para trás: O AMOR. Porque o amor não passa, o amor sabe esperar, quem diz que deixou de amar, na verdade nunca amou, porque O AMOR se renova a cada dia, em cada pequena atitude, vivendo o presente, livre das amarras do passado, preparando-se para o futuro AMANDO HOJE, SORRINDO HOJE, BEIJANDO HOJE, ANDANDO DE MÃOS DADAS HOJE. Não fique vivendo de passado, nem esperando em vão o futuro, HOJE É O MELHOR DIA PARA SER FELIZ.

Um abraço nos meninos e um cheiro no cangote das meninas!


Raimundo Freire.

Comentários

  1. Autorizo a reprodução do texto, desde que citado o autor da obra!

    ResponderExcluir
  2. Simplismente tudo esse texo!
    é mas pura verdade nos refletir muiiiito parabens.

    ResponderExcluir
  3. Qual é o nome do filme? Gostaria de assisti-lo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário