sábado, abril 28, 2012

Crônica: Quero Namorar Uma Mulher Que Escreva Poesia



Quero namorar uma mulher que escreva poesias. Não precisa ser uma Rachel de Queiroz ou uma Cecília Meireles, muito menos a inigualável Florbela Espanca, mas que pelo menos goste de poemas, goste de escrevê-los, goste de despir sua alma ao escrever um poema, ou uma prosa, mas que tenha poesia. Poesia na veia, poesia nas atitudes, poesia no andar, poesia no jeito de olhar. Existe nome mais feminino que poesia?

Quero namorar uma mulher que saiba escrever, mas para gostar de escrever tem que gostar de ler, e pra gostar de ler, tem que gostar de comprar livros. Quero uma namorada que gaste seu dinheiro com livros e não apenas com roupas e sapatos. De que adianta está bem vestida e ser fútil? De que adianta está com um sapato lindo e só falar bobagens? Do que adianta está com a maquiagem mais cara possível e me perguntar "pra que balada nós vai"?

Quero namorar uma mulher daquelas que leia um livro já sabendo que tem mais dois novinhos pra ler, e fique feliz por isso, ansiosa pra começar a lê-los. Sabe aquela mulher que abre um livro novo com um sorriso estampado no rosto e que fica extasiada ao sentir aquele cheirinho gostoso? Uma mulher dessa não lê livros ela os devora, essa me interessa, e muito. Porque as poetisas são devoradoras de almas masculinas.

Quero uma mulher que saiba quem é Oscar Wilde, uma mulher que ao ouvir falar de Mário Quintana não pense que é o quitandeiro da esquina, uma mulher que saiba a diferença entre poema e prosa; uma mulher que não envergonhe duas gerações da família escrevendo "pérolas" no facebook tais como "fikadica", "lhe dar", "lindu", "home", "kara" e outras pancadas nas bolinhas de Camões.

Amigo, se você encontrar uma mulher que lhe escreva poesias, agarre-a, não a solte jamais. Ela é capaz de entender a alma humana, é uma mulher que pode viajar contigo a qualquer lugar, ela á capaz de te enlouquecer de amor e de prazer, como aquela heroína sensual dos livros que ela leu. Essa mulher é capaz de ser forte, decidida, como os heróis do livro que ela lê. Uma mulher que escreve poesias, é porque escreve muito bem. Para escrever basta ler, mas para escrever poesias, tem que saber ler a alma humana, e se ela sabe ler tua alma, meu amigo, você é um felizardo.

Namore uma mulher que te faça poesias. Ela fará tua vida mais colorida, mais doce, mais sexy - ou você acha que ela não lê aqueles livros de aventuras sexuais? Uma mulher que escreve poesias você pode apresentar aos pais sem medo, porque ela não te envergonhará na frente deles, pelo contrário eles dirão, essa é uma mulher ideal para meu filho. Namore uma mulher que lhe faça poesias, pois ela entenderá, por sua vez, as poesias que tu fizeres pra ela, ela saberá entender tuas entrelinhas, ela saberá te entender e te fará entendê-la. Porque é muito chato namorar uma alienada.

Mulher que escreve poesia é uma mulher de verdade, mulher sensível, capaz de perceber as sutilezas, as nuances, mulher inteligente, mulher perspicaz, mulher que te fará conhecer o mundo, o mundo dela, o mundo maravilhoso dos livros , o mundo que você desejar, mulher companheira, mulher compreensiva, mulher independente, mulher que emociona, mulher que compartilha, mulher que sabe ouvir um silêncio, mulher que sabe admirar, mulher de conteúdo, mulher pra casar.


Raimundo Freire.





Um comentário:

Postagem em destaque

Esteja Com Alguém Assim

Que acredite nos teus sonhos e projetos, Quem não acredita nos teus sonhos, Não é digno de subir a bordo deles... Que já esteja de malas pro...

Postagens Mais Visitadas